Karl Marx

Aqui estaremos postando textos de e sobre Karl Marx, bem como vídeos, imagens, etc.

Abaixo links para um conjunto de textos e livros de Karl Marx e Friedrich Engels. Contudo, alertamos que a qualidade das traduções, em muitos casos, não é a melhor. Mesmo livros impressos possuem problemas de tradução, especialmente livros e textos de Karl Marx (mais do que muitos outros autores). A edição de O Capital abaixo é a melhor existente, a única sem grandes defeitos em idioma português (publicado pela editora Nova Cultural). A tradução dos Manuscritos de 1861 também é de boa qualidade (publicada pela editora Autêntica). Os demais já não são tão confiáveis, mas é possível utilizá-las provisoriamente até possuir uma edição mais confiável e tendo consciência de seus possíveis limites e problemas.

Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel - Karl Marx

O Trabalho Alienado (Manuscritos de Paris) - Karl Marx 

A Ideologia Alemã - Karl Marx e Friedrich Engels.

Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels.


Manuscritos de 1861 - Karl Marx

O Capital. vol. 01. - Karl Marx.

O Capital. vol. 02. - Karl Marx.

O Método da Economia Política (cap. Para a Crítica da Economia Política) - Karl Marx.

Teses sobre Feuerbach - Karl Marx

O Dezoito do Brumário - Karl Marx

A Questão Judaica - Karl Marx]

Sobre Educação e Ensino - Marx e Engels

A Guerra Civil na França - Karl Marx

Manuscritos Sobre Matemática (em inglês) - Karl Marx

Manuscritos de Paris (completo, em espanhol) - Karl Marx

Luta de Classes e Luta Política - Karl Marx  [NOVO]

Teses Sobre Feuerbach - Karl Marx  [NOVO]


SOBRE KARL MARX

Marxismo y Filosofia - Karl Korsch

O Casaco de Marx - Roupas, Memória, Dor - Peter Stallybrass

A Dialética de Marx - Karl Korsch [NOVO]

A Teoria da População em Marx - Nildo Viana  [NOVO]

Do Jovem Marx ao Marxismo - Nildo Viana  [NOVO]


EM BREVE MAIS LIVROS E TEXTOS DE/SOBRE MARX!

6 comentários:

  1. Nildo, O Capital vol. 3 não está disponível on line? Além disso, qual é a divisão. O livro 1 vai até o volume 3?

    ResponderExcluir
  2. Citanto o método de abordagem do Marx acerca do materialismo histórico tem-se que Marx parte do princípio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma de como os homens se organizam para a produção social de bens que engloba dois fatores fundamentais: As forças produtivas e as relações de produção. Sendo as forças produtivas o trabalho e as relações de produção o meio,em que as pessoas convivem e se organizam no mundo material.

    ResponderExcluir
  3. http://asarvoressaofaceisdeachar.blogspot.com/2011/02/e-marx-tinha-razao.html



    Achei bem interessante este texto que enconretrei fazendo uma busca sobre Marx no Google.

    ResponderExcluir
  4. SOCIOLOGIA II
    Analise do filme "A NÓS A LIBERDADE"
    O texto apresenta um típico trabalho alienado, que é o que acontece nas grandes industrias daquela época, onde a classe operaria fazia o trabalho árduo, enquanto a classe dominante multiplicavam suas fortunas; com isso os operários tornavam lucros ao senhores, enquanto se matavam para produzir, pois não haveria outra maneira de ganhar a vida.
    Nas industrias os operários eram subordinados a qualquer coisa, e ainda não poderiam se relacionar as outras classes, e sempre quando desobedeciam a essas regras eles eram punidos, e uns desses punidos, lutando por liberdade, planeja uma fuga, e consegue entrar na sociedade de maneira tão fácil, ganhando prestigio e poder, e o capitalismo sobe a cabeça dele, tornando membro da alta sociedade digamos classe media alta e por tanto dominante, fazendo se a criação de uma nova classe trabalhadora. E sua economia sempre controlada e mito lucro. Mais este era um fugitivo da lei, e sendo ameaçados por criminosos para dividir toda a fortuna. Ele abre mão de todo o capital e presa pela sua liberdade, mudando para uma classe inferior, porem livre de qualquer influencia negativa do sistema. Isso faz com que os costumes de bom caráter permaneçam, a economia e o poder ficam em mãos certas, e a liberdade chega e abrange cada vez mais no país, formando novas classes, novos valores hábitos e comandantes do poder.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nildo eu gostaria que você me ajudasse a entender um ponto importante sobre o pensamento de Marx em A Ideologia Alemã. Quando ele critica o pensamento dos filósofos alemães (Feuerback,Bauer e Stiner) que segundo Marx eles apenas criaram uma ideologia de alemã conservadora, onde as idéias passam a ter autonomia, e cabendo aos criadores dessa ideologia substituir as idéias prevalecentes por outras que considere libertadoras e verdadeiras. Pergunta:É sob esse ponto de vista que segundo Marx eles acabam não compreedendo os fenômenos em si mesmos? e acabam por tanto apontando que na sociedade as transformações se originam no plano das idéias sem alcançar a prática? outra dúvida, para os filósofos alemães é o espirito e não a atividade humana o sujeito da história e para Marx é justamente o contrário sendo esse um dos principais contrapontos entre ele e os filósofos?
    Atenciosamente;Alberto Campos Sociologia II


    ResponderExcluir
  6. A experiência da COMUNA DE PARIS, sendo um estopim em detrimento ao descontentamento por parte do proletariado, quando o governo provisório posterior ao declínio Bonapartista e Contra-Revolução Aristocrática-Burguesa muito mais preocupava se com a ascensão da classe trabalhadora do que com inimigo Prussiano que batia a porta de Paris, marca tanto em seu contexto histórico como social a emancipação das classes Proletárias na busca de sua autonomia.
    Alberto Campos Sociologia II.

    ResponderExcluir